segunda-feira, 25 de maio de 2015

TIM BURTON E JOHNNY DEPP


Hoje pra começar uma série sobre duplas no cinema, iremos a mais clássica e debatida no mundo cinematográfico, Tim Burton e Johnny Depp, amados por uns, odiados por outros, tem que se dizer que esta dupla tem lá seus altos e baixos, no momento, mais baixos do que altos, pois então vamos revisitar 5 filmes que eles trabalharam juntos.



Edward Mãos de Tesoura (1990) 

Com certeza o melhor filme da Dupla, foi o primeiro que começaram esta parceria que dura até hoje, depois de ser descoberto como o mais novo galã de filmes românticos, Johnny Depp pela primeira vez tinha um papel diferente na sua carreira, já que vivia de fazer o clássico garanhão de filmes adolescentes. Tim Burton fez Edward no intervalo de Batman e Batman o retorno, além de ter feito o incrível Os fantasmas se divertem que mostrou ao mundo quem ele era.
Fazendo um pequena analise destes 5 filmes se nota uma semelhança na estrutura de todos eles, a principal é que todos estão falando sobre aparência, não apenas pelo visual extravagante dos personagens, mas sim o conceito de aparência como um todo.
Ed Wood (1994
Levando em conta esta teoria de que os filmes do Tim Burton estão falando sobre aparência, Ed Wood é perfeito para debater isto, um diretor que ama criar historias, tem completa paixão por isso, mas por uma questão de talento, não consegue e ele se finge de algo que ele não é pra conseguir dinheiro, fora o fetiche de se vestir de mulher. Johnny Depp esta excelente no papel, elétrico, alegre, triste, um amante real, sem exageros como dos outros personagens, Ed Wood pode se dizer a melhor animação em live action do Tim Burton, já que tem os personagens caricatos como Bela , mas são criveis.
Noiva Cadáver (2005) 
Após a fantástica fabrica de chocolates da mesma dupla, Burton resolveu jogar sua estética em uma animação em Stop Motion, o que encaixou perfeitamente no contexto que este tipo de animação trás. Uma historia também sobre aparências, feita de uma maneira tão lúdica que passa a mensagem, não importa a idade, Johnny faz o clássico protagonista atrapalhado que evolui conforme o passar da historia.

Sweeney Todd (2007) 

Um remake, Burton novamente coloca todo seu potencial para criação de estranhos universos para o musical de horror, a historia não é nenhuma criação pura, nada que vai mudar a historia dos roteiros, mas não é a formula que importa e sim a forma, pois as musicas dão um novo ar ao velho sentimento de vingança, Depp esta realmente assustador neste filme, frio, porem impulsivo ele difere dos outros personagens que faz no cinema.
Sombras da Noite (2012) 

E é aqui a dupla se torna uma piada, Burton desde o inicio da sua carreira possui uma assinatura bem clara em seus filmes, a criação dos estranhos universos faz parte da sua mitologia, porem sempre existiu um elemento que diferenciava de qualquer outro filme que só se baseia em maquiagem e efeitos visuais, mas Sombras da Noite é só um filme ruim e desinteressante, uma historia clichê, sem personagens relevantes, antagonista sem uma bom objetivo para lutar, o que preocupa, já que esta dupla começou tão bem e agora anda apenas reciclando velhas historias.


Postagem mais antiga Página inicial
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários:

Postar um comentário